| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

I A D DESAFIOS
Desde: 01/01/2003      Publicadas: 42      Atualização: 05/12/2004

Capa |  LIÇÕES PARA A VIDA  |  SEMEANDO


 LIÇÕES PARA A VIDA
  16/03/2003
  0 comentário(s)


EU E MINHA CASA SERVIMOS AO SENHOR
LIDERANÇA RELIGIOSA POSITIVA - familia
1. Positiva liderança religiosa



"Que tipo de lar você tem na sua casa?" Estou sério ao fazer esta pergunta. Não é uma brincadeira. Há diferença entre uma casa e um lar. Você pode viver em uma casa sem ela ser um lar, e você pode ter um lar mesmo sem possuir sua própria casa. Portanto, eu pergunto, "que tipo de lar você tem em sua casa?"

Deus dá uma clara declaração na Bíblia de como nossos lares devem ser. Ele afirma princípios e mostra exemplos para nos orientar em como estabelecer e manter um lar cristão.

O lar é a primeira das quatro básicas instituições da sociedade humana. A sociedade, como conhecemos, é construída sobre o lar, a escola, o estado e a Igreja. Destas quatro, o lar é a mais importante. Foi a primeira implantada por Deus na sociedade humana. Ele instituiu o lar antes de haver um estado, escola ou igreja, porque Ele o instituiu ainda no Jardim do Éden.

Como acontece com os lares, acontece com as nações, as escolas e até mesmo as igrejas. Porque a existência de bons lares é tão importante para o bem-estar humano, eu compartilho com você uma série de estudos sobre "As Marcas de Um Lar Cristão". Por favor, leve-as em consideração seriamente. O bem-estar do Brasil está baseado em seus cidadãos mantendo lares honrados a Deus, de acordo com os princípios bíblicos.

Aqui está o primeiro princípio: um bom lar é um lar onde há uma positiva liderança religiosa. Esta verdade está demonstrada no exemplo da vida de Josué, um dos patriarcas do Antigo Testamento.

Josué era um hebreu que havia nascido no Egito durante a estada hebraica lá. Ele era um jovem rapaz quando Moisés guiou a nação de Israel de sua escravidão à liberdade na terra da Palestina. Não conhecemos nada a respeito de seu passado religioso, mas ele aparece na Bíblia como um homem que confiava e obedecia ao Senhor. De tal homem poderíamos esperar que ele tivesse um lar onde Deus fosse reconhecido e seus filhos ensinados a obedecê-Lo.

Há um livro nas Escrituras Sagradas que leva o nome de Josué, como nome do livro. Josué não o escreveu, mas fala a respeito de sua vida e trabalho como um líder de Israel após a morte de Moisés. A mais bonita afirmação na Bíblia, acerca do compromisso de um pai ter um lar voltado para os princípios de honradez a Deus, está registrada em Josué 24: 14,15 "Agora, pois temei ao Senhor, e servi-O com sinceridade e com verdade... e servi ao Senhor. Porém, se vos parecer mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem servis... porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor".

Note que resolução tomada. Deixe os povos escolherem aos seus deuses. Qualquer um que eles possam escolher servir, isto não deterá Josué de seu compromisso de servir ao Senhor. "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Este tipo de liderança religiosa positiva está faltando em muitos lares hoje em dia.

Deus Espera Positiva Liderança Religiosa

A liderança religiosa positiva no lar é esperada por Deus do cabeça de cada lar. I Timóteo 5: 8 diz "mas se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente aos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel". Manter um lar onde Deus é reconhecido e honrado faz parte da vida de fé do cristão. Pais e mães ouçam esta palavra de Deus: vocês são responsáveis perante Ele pelo clima espiritual de seu lar!

Aos pais é ordenado na Bíblia, "vós pais não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-vos na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef. 6: 4). O que isto quer dizer? Quer dizer que os pais devem cuidar para não despertar nos filhos ressentimento por excesso de correção de maneira que venha a quebrar o espírito da criança. Pelo contrário, os pais devem educar e corrigir os filhos em um caminho agradável ao Senhor.

Isto quer dizer que Deus tem um pensamento para o tipo de criação a ser dado aos filhos também. Gosto do lema que tenho visto em alguns lares que diz "Cristo é o cabeça desta casa, o convidado invisível em cada refeição e o ouvinte silencioso de todas as conversas".

Deus Requer Positiva Liderança Religiosa

A positiva liderança no lar é requerida por Deus. Ouça estas palavras dirigidas aos pais, encontradas em Deuteronômio 6: 6-7 - "e estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E as intimarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-se e levantando-se". Isto significa que a Palavra de Deus deve influenciar toda a vida. Deve guiar nossos pensamentos. Deve ser o assunto de nossa instrução aos filhos. É para controlar nossas conversas. É para influenciar todas as nossas condutas.

Como pode isso ocorrer em seu lar? Você deve ler e meditar na Bíblia. Você deve falar de Deus e Sua Palavra aos membros de sua família. Somente se a Palavra de Deus é honrada e tem um lugar na sua vida pessoal ela irá influenciar sua família.

Deus não nos dá opção. É Seu requisito que nós conheçamos e vivamos de acordo com os princípios estabelecidos nas Sagradas Escrituras. É essencial para ter um bom lar.

Deus Ordena a Positiva Liderança Religiosa

A positiva liderança religiosa no lar é ordenada por Deus. Ele reconhece e honra o homem que vive sob as Escrituras e que por Elas influencia sua família.

Você se lembra de Abraão, pai da nação hebraica? Ele era um homem de Deus. Quando o Senhor estava pronto para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra por causa de suas iniqüidades, Ele disse: "Ocultarei Eu a Abraão o que faço? Porque Eu o tenho conhecido que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor" (Gn 18: 17,19). Desta maneira, Deus enviou anjos a dizer a Abraão sobre a destruição vindoura e porque Ele poderia assegurar o resgate de Ló e sua família antes que a cidade caísse.

O homem que vive em comunhão com Deus abençoará sua família de muitas maneiras. Deus reconhecerá tal homem, o honrará e revelará Seus atos a ele.

Deus Condena a Negligência da Positiva Liderança Religiosa

A positiva liderança religiosa no lar, quando negligenciada, recebe a condenação de Deus. Lembram-se de Eli? Embora fosse um sacerdote de Deus, o Senhor disse-lhe: "naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa...Porque Eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu" (I Sm 3: 12,13). E isto aconteceu! Os filhos de Eli foram mortos, e ele morreu no mesmo dia. A tragédia caiu sobre aquela família por uma simples razão: Eli não requereu que seus filhos andassem nos caminhos de Deus. Quantas outras famílias não sofreram pelas mesmas razões? Só Deus sabe.

Deus atribuiu o bem-estar espiritual da família ao marido e ao pai. O homem não tem escolha sobre este assunto. Deus já tinha decretado que o homem seria o responsável por isso.

Quando a família não tem o pai, a obrigação recai sobre a mãe. Os filhos devem ser ensinados nos caminhos de Deus. É um privilégio dos pais serem os representantes de Deus nesta abençoada tarefa. Tenha certeza que seu lar tem uma positiva liderança religiosa



  Mais notícias da seção ESTUDOS no caderno LIÇÕES PARA A VIDA
24/02/2004 - ESTUDOS - DISCIPULADO
24/02/2004 - ESTUDOS - MISERICORDIA
24/02/2004 - ESTUDOS - ORAÇÃO
16/01/2004 - ESTUDOS - ENCORAJAMENTO
Todos nós precisamos de uma fonte de encorajamento. Por quê? Porque ninguém consegue viver sem ser encorajado. Todos nós precisamos ser encorajados a todo instante. ...
16/03/2003 - ESTUDOS - CASAMENTO - SEU AUTOR É O PROPRIO DEUS
E DEUS CRIOU O HOMEM A SUA IMAGEM.......
16/03/2003 - ESTUDOS - QUE TIPO DE LAR VOCE TEM ?
LAR DE SALVAÇAOQUE TIPO DE LAR VOCE TEM ?...
16/03/2003 - ESTUDOS - HERANÇA ESPIRITUAL
A BENÇAO DOS PAIS...
16/03/2003 - ESTUDOS - FILHOS- HERANÇA DO SENHOR
APRESENTE SEUS FILHOS A DEUS...
05/01/2003 - ESTUDOS - BIBLIA - VOCÊ ACREDITA ?
É DEUS FALANDO...



Capa |  LIÇÕES PARA A VIDA  |  SEMEANDO
Busca em

  
42 Notícias